Pular para o conteúdo principal

EducatuX, um Método de Ensino Baseado em Software Livre

O Educatux é um método de aprendizado inovador que faz uso das mais modernas tecnologias, voltado para crianças dos 2 aos 14 anos. O modelo Educatux se baseia na forma cognitiva e emocional do ensino-aprendizagem através do brincar. Na sala de aula digital, as habilidades trabalhadas em sala de aula são desenvolvidas de forma lúdica.

O aluno pode lidar com suas dificuldades educacionais através de atividades e jogos, fazendo uso de computadores e tablets, em um ambiente que faz do aprendizado uma gostosa brincadeira.

O Educatux é um site gratuito para crianças a partir de 03 (três) anos de idade, jovens e adultos, que busca auxiliar pais, professores e alunos a melhorar o processo de construção do conhecimento.

O método Educatux é aplicado com crianças a partir de 02 (dois) anos de idade, englobando as turmas do maternal ao quinto ano do ensino fundamental.

O projeto possui atividades relacionadas à língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, artes, línguas estrangeiras, meio ambiente, desenvolvimento da coordenação motora, percepção, raciocínio lógico dentre outros. As aulas são planejadas junto com os professores, que repassam as aptidões e conteúdos desenvolvidos em sala, como também as dificuldades pedagógicas dos alunos.

A partir da coleta desse material são pesquisadas atividades e jogos pedagógicos que desenvolvam as habilidades de forma lúdica, buscando auxiliar na aprendizagem dos alunos. As atividades trabalhadas levam em consideração a idade cronológica, a fase cognitiva e emocional que a criança se encontra. Além da aplicação de jogos e atividades direcionadas aos conteúdos aplicados em sala, também são aplicadas atividades de informática em si. Para as turmas iniciais, noções desde ligar o computador e manusear o mouse, até digitação para as turmas mais avançadas. As aulas de digitação fazem com que o educando se adapte e utilize corretamente o teclado.

O Educatux não apenas trabalha os conteúdos dentro da escola, mas orienta as crianças a desenvolver suas atividades de pesquisas em casa, a utilizar jogos educativos para aprimorar sua aprendizagem e como utilizar o computador e principalmente a internet de forma responsável e segura. Atualmente, os alunos tem em média 40 a 50 minutos de aula digital. Esse período pode variar de acordo com a realidade de cada escola. A proposta do projeto é de que as aulas virtuais englobe 10% (dez por cento) no primeiro ano do total de aulas do currículo, e aumente 10% (dez por cento) nos anos seguintes, chegando a 30% (trinta por cento) do total das aulas dadas.

para saber mais acesse o site:http://www.educatux.com.br/

Comentários