Pular para o conteúdo principal

Testando o LibreOffice 4.2 RC2

Apos baixar o LibreOffice 4.2 RC2 disponível para testes no link:

Apos instalar e conferir a lista de novidades comecei a testá-las. A que mais me chamou a atenção foi a adição agora oficial do novo tema de ícones, que não vem por padrão, mas pode ser ativado indo em Ferramentas → Opções → Exibir e selecionar o novo tema de ícones que agora vem com o nome de “Sifr”. Isso mesmo, os populares icons flat ganharam o nome de Sifr. Não é mais necessário realizar malabarismos para adicionar o tema de icones alternativo. “Foram projetados para serem belos, de forma a não distrair e não tirar a concentração do usuário na digitação”

Um recurso que normalmente utilizo no LibreOffice 4.1 é a barra lateral que era ativada pelo caminho Ferramentas → Opções → Avançado → Ativar Barra Lateral Experimental e para minha surpresa, a opção para ativar a barra lateral foi retirada onde a mesma vem configurada na versão 4.2 por padrão no Impress (Apresentação). Acredito que seja um erro pois não encontrei a opção para ativá-la nas demais aplicações.

A tela de inicialização de aplicativos também foi reformulada está mais intuitiva e bonita.

Aos poucos a interface do LibreOffice vai se modernizando e se adequando às novas exigências do mercado e dos usuários. Ainda há muito trabalho pela frente, mas com muita organização e envolvimento da comunidade podem esperar grandes avanços para o LibreOffice.


Uma lista completa dos novos recursos pode ser encontrada na nota de lançamento aqui.

Lembrando que não é a versão final e que não deve ser colocada em ambiente de produção.

Comentários