Pular para o conteúdo principal

Como Instalar o LibreOffice 7.2.0 Community


Berlim, 19 de Agosto de 2021 – O LibreOffice 7.2 Community, novo lançamento da suíte livre de aplicativos para escritório e de produtividade para desktop – e apoiada por voluntários.

Criado na plataforma de Tecnologia do LibreOffice para produtividade pessoal em desktops, dispositivos móveis e nuvem, a suíte de aplicativos oferece um grande número de melhorias de interoperabilidade com formatos de arquivo proprietários da Microsoft.

Além disso, o LibreOffice 7.2 oferece inúmeras melhorias de desempenho permitindo tratar grandes arquivos, abrir alguns arquivos DOCX e XLSX, gerenciar o cache de fontes e abrir apresentações e desenhos com imagens grandes. Há também melhorias na velocidade gráfica por usar o backend Skia introduzido com o LibreOffice 7.1.

O LibreOffice 7.2 também está disponível para o Apple Silicon, uma série de processadores projetados pela Apple e baseados na arquitetura ARM. Por esta plataforma se encontrar em estágio inicial de desenvolvimento, binários estão sendo fornecidos mas não devem ser usados para finalidades críticas em seu estágio atual.


LibreOffice e Interoperabilidade

O LibreOffice 7.2 Community adiciona um número significativo de melhorias à interoperabilidade com arquivos legados nos formatos DOC e DOCX, XLSX e PPTX. A maioria dos problemas com estes formatos proprietários da Microsoft acontece durante o processo de importação e exportação, quando porções do arquivo podem ser manipuladas de maneira incorreta durante a migração de e para o ODF – que é o formato usado pelo LibreOffice durante a edição dos conteúdos – devido à complexidade artificial oculta dos arquivos, que ainda são baseados no formato proprietário descontinuado pela ISO em abril de 2008 e não no padrão aprovado pela ISO.

Durante o desenvolvimento do LibreOffice 7.2, contribuidores identificaram um grande número de problemas desse tipo, os quais resultavam em elementos ausentes ou duplicados, ou em outros problemas de interoperabilidade semelhantes. Graças à intensa atividade de desenvolvimento, o LibreOffice 7.2 dá um passo significativo em termos de interoperabilidade, enquanto mantém uma grande vantagem em termos de resiliência, robustez e conformidade com padrões, para o benefício de usuários corporativos e individuais.

O LibreOffice oferece o mais alto nível de compatibilidade na área de suítes de escritório, fornecendo suporte nativo ao OpenDocument Format (ODF) – que é mais robusto e seguro do que formatos proprietários e fornece interoperabilidade verdadeira – e suporte otimizado para arquivos DOCX, XLSX e PPTX. Além disso, o LibreOffice fornece filtros para um grande número de formatos de documentos legados, para devolver aos usuários a propriedade e o controle sobre seus documentos.

Novos Recursos do LibreOffice 7.2 Community

Os novos recursos do LibreOffice 7.2 Community foram desenvolvidos por 171 contribuidores: 70% dos commits são de 51 desenvolvedores sob contrato por três empresas que fazem parte do Conselho Consultivo – Collabora, Red Hat e Alotropia – ou outras organizações (incluindo a TDF), e 27% são de 120 voluntários individuais.


Além disso, 232 voluntários trabalharam com a internacionalização e tradução para 151 idiomas. O LibreOffice 7.2 Community é lançado em 119 versões de idiomas diferentes, mais do que qualquer outro software livre ou proprietário, e como tal pode ser usado no idioma nativo (L1) por mais de 5,4 bilhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, mais de 2,3 bilhões de pessoas falam uma dessas 119 línguas como segunda língua (L2).

GERAL

  • Nova lista pop-up para digitar uma busca de comandos de menu
  • Seletor de estilos com rolagem na barra de abas
  • Acesso ao Fontwork na barra lateral
  • Nova visão de listas para o diálogo de modelos
  • Inspetor de objetos UNO integrado ao estilo do “Xray” para desenvolvedores de macros

WRITER

  • Os preenchimentos de plano de fundo podem cobrir páginas por completo, além das margens
  • Os estilos de página podem ter uma medianiz (margem interna para encadernação)
  • A mala direta mostra um aviso sobre fontes de dados inexistentes
  • Os metadados RDF podem ser vistos no Inspetor de Estilos
  • Os metadados de cores personalizadas para o sombreamento de campos

CALC

  • O Calc agora pode filtrar por cores usando o Autofiltro
  • As tabelas HTML listadas no diálogo de Dados Externos agora possuem legendas
  • Um cursor de “cruz” está disponível nas opções
  • Tipos podem ser selecionados em linhas de tendência de “Médias Móveis”

IMPRESS E DRAW

  • Novos modelos de apresentação: Candy, Freshes, Grey Elegant, Growing Liberty, Yellow Idea
  • As caixas de texto agora suportam múltiplas colunas
  • O acesso direto aos fatores de escala pode ser pela barra de status

Todas as novidades do LibreOffice 7.2 podem ser vistas no link:https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/7.2

Um vídeo resumindo os principais novos recursos no LibreOffice 7.2 Community está disponível no YouTube e pode ser visto abaixo

 

 
 
 

Para instalar o LibreOffice 7.2.0 siga os passos abaixo, lembrando que não é recomendado a instalação deste versão em ambientes corporativos. 

O LibreOffice 7.2.0 pode ser baixado imediatamente da página:https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/

Antes de instalar a versão 7.2.0 remova a versão atual pelo comando:

$ sudo apt-get purge libreoffice* 

ou o comando:
# sudo apt-get remove --purge libreoffice*.*


O local pode ser alterado de acordo onde você salva seus Downloads, aqui usaremos a pasta "Downloads".  
 
Para Instalar o LibreOffice 7.2.0 em sistemas 32 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_7.2.0.4_Linux_x86_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb


Para instalar o pacote em Português:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_7.2.0.4_Linux_x86_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb



Para Instalar o LibreOffice 7.2.0 sistemas 64 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_7.2.0.4_Linux_x86-64_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb


Para instalar o pacote em Português:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_7.2.0.4_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb




Obs.: Caso você tenha o Apache OpenOffice instalado remova e após a instalação do LibreOffice 7.1, caso ele não apareça reinicie a máquina.

Comentários