Pular para o conteúdo principal

Facebook Espiona até Quem não tem Conta no Site

Matéria veiculada no site Olhar Digital no dia 01/04/2015.

Um grande estudo realizado na Europa revelou que o Facebook espiona até internautas que não têm conta no site, na intenção de usar seus hábitos para vender anúncios publicitários. O caso foi reportado pelo The Guardian.

A agência belga de proteção de dados pediu a várias iniciativas que investigassem a atuação da rede social, entre instituições de ensino e departamentos de telecomunicações. Acabou descobrindo que Mark Zuckerberg e companhia usam seus plugins para rastrear qualquer internauta que passar por eles.

Isso é possível porque milhões de sites incluíram serviços como o botão "Like" e o sistema de login via Facebook. A rede explora esses produtos como espiões que incluem cookies nos computadores de quem acessar um desses milhões de sites.

Trata-se de uma atividade que infringe a legislação local, inclusive porque na Europa todos os sites são obrigados a informar, no primeiro acesso, sobre o uso de cookies.

Há uma ferramenta que permite o descadastramento dos radares publicitários do Facebook, mas, de acordo com o estudo, quem opta por usá-la acaba "infectado" pelo sistema da rede, que passa a ter uma forma de rastrear aquele internauta.

Um porta-voz do Facebook disse ao Guardian que o estudo contém "imprecisões factuais", reclamou que os autores nunca contataram a rede para obter posicionamentos e que a companhia está aberta a esclarecer os pontos problemáticos.

Comentários