Pular para o conteúdo principal

Feliz Aniversário, Projeto de Libertação Documento! (Document Liberation Project)

Ontem (02/04) foi o primeiro aniversário do  Projeto de Libertação Documento (Document Liberation Project).
 
O Projeto de Libertação documento foi anunciado oficialmente em LGM em Leipzig, em 02 de abril de 2014, um ano atrás. Nós (os membros fundadores) deu uma palestra sobre o projeto. 

O ano passado

Um ano atrás havia grandes esperanças no entanto, nem todos tenham sido cumpridas (ou não completamente). Um dos principais destaques foi o lançamento de uma nova biblioteca quadro chamado librevenge em maio. librevenge contém todas as interfaces de documentos e tipos de auxiliares que costumavam ser distribuídos por várias bibliotecas de importação, simplificando assim a cadeia de dependência. Uma parte deste lançamento foi um interruptor de todas as bibliotecas de importação e exportação existentes para librevenge.

Iniciou uma nova biblioteca para a importação de Adobe PageMaker documentos libpagemaker. Ele foi escrito por Anurag Kanungo como parte do GSoC 2014 e ele suporta o formato do PageMaker 6.x

Entendemos também bibliotecas existentes. Algumas ganhou suporte para mais formatos: por exemplo, Laurent Alonso adicionou suporte para Microsoft Works e banco de dados para libwps e ele está estendendo que a Lotus 1-2-3 atualmente. Ele também adicionou suporte para mais de vinte formatos legado de Mac para libmwaw. Houve várias melhorias para a maioria das outras bibliotecas de importação.Foram criadas duas bibliotecas de exportação: para EPUB e Abiword. As bibliotecas são chamados libepubgen e librvngabw, respectivamente. 

Miklós Vajna implementou leitura de metadados de Visio e documentos do Publisher. Também espera-se que outras pessoas iriam começar novas bibliotecas, mas isso ainda não aconteceu (ou não sabemos sobre ele). 

Outra maneira valiosa de contribuir é fornecer documentos de exemplo. Vamos mencionar documentos do CorelDRAW para testes de regressão Steven Zakulec e Derek Kalinosky, que contribuiu, respectivamente com Microsoft Publisher.

Um Futuro Brilhante

Há alguns desenvolvimentos interessantes que vêm este ano. Devemos ver algum progresso em filtros de importação Adobe FreeHand e Apple Pages (em libfreehand e libetonyek, respectivamente). Também estaremos fazendo pelo menos um novo filtro de importação como parte de GSoC 2015, recebemos propostas para a importação de números da Apple, Xara Xtreme e Zoner Draw formatos. Espero, também, para finalmente mover importação EPUB em libe-book. 

Para saber mais sobre o projeto acesse o site: http://www.documentliberation.org/ 

Comentários