Pular para o conteúdo principal

Apache OpenOffice Pode Estar com os Dias Contados

A matéria foi veiculada pelo site canaltec no dia 24/04/2015.

O Apache OpenOffice é uma suíte de escritório livre que está na versão 4.1.1.

Um dos motivos para o fim da suíte é que ela defasada em relação a seu oponente muito mais versátil, o LibreOffice.

Originalmente, o OpenOffice era gerenciado pela Sun Microsystems, que, em 2010, foi adquirida pela Oracle. Um ano depois, os trabalhos relacionados à suíte foram transferidos para a Fundação Apache, que realizou um trabalho de repaginação na plataforma. Nesse meio tempo, porém, boa parte da equipe de desenvolvimento deixou o grupo e passou a trabalhar em um novo conjunto de aplicativos de produtividade com código aberto, o LibreOffice, que vem ganhando representatividade e usuários na base da propaganda e do boca-a-boca.
Segundo a reportagem, Enquanto o LibreOffice conta hoje com 250 desenvolvedores ativos em diversos países, com backgrounds e especialidades diferentes, o OpenOffice, já há algum tempo sem ser atualizado, tem apenas 16. E 60% deles trabalham juntos na IBM, o que não apenas toma conta de boa parte de seus dias, mas também limita um pouco a abrangência de conhecimento dos responsáveis pela plataforma.
A equipe responsável pelo Apache OpenOffice, por exemplo, não tem mais um gerente de projetos nem alguém para coordenar os lançamentos de atualizações e correções. Para os usuários, isso acaba ficando oculto, mas ao perceberem que estão diante de um software defasado e já com alguns problemas de compatibilidade, muitos podem procurar outra opção.

No relatório de status mais recente liberado para a comunidade, não existe menção alguma sobre um possível fim do OpenOffice ou as dificuldades que o grupo de desenvolvedores estaria passando. Oficialmente, o pacote de aplicativos continua firme e forte, disponível para todos e ainda em desenvolvimento. Mas para muita gente a pergunta que se faz neste momento é: até quando?

Caso queira baixar o Apache OpenOffice acesse:

Comentários