Pular para o conteúdo principal

Ubuntu Studio 22.04 e Kubuntu 22.04

Ubuntu Studio 22.04

Ubuntu Studio é uma edição comunitária do Ubuntu que se esforça para fornecer ferramentas úteis para criação de mídia. A versão mais recente do projeto inclui um novo tema escuro, suporte rEFInd e oferece três anos de atualizações. 

"Para esta versão, temos um tema escuro em tons neutros por padrão. Embora pudéssemos ter optado pelo esquema de cores Breeze Dark desde que abandonamos o widget Materia KDE e o tema da janela (foi difícil manter e trabalhar com novos recursos do Plasma) , decidimos desenvolver nosso próprio tema baseado no tema Adwaita Dark do GNOME com um tema Light correspondente. Isso foi para ajudar na fotografia, pois um tom neutro é necessário, pois o Breeze Dark tem um tom mais azulado, o que pode enganar os olhos para ver as fotos aparecendo mais quentes do que realmente são. No entanto, mudar do tema escuro para o tema claro é muito fácil (trocadilho intencional). Ao abrir as Configurações do sistema, basta olhar para a tela inicial para ver como fazer isso. rEFInd é um carregador de inicialização para sistemas baseados em UEFI. Nossas configurações que ajudam a suportar o kernel de baixa latência ajudam a criar uma entrada de menu para ajudar a aplicar essas configurações e manter o kernel de baixa latência como o kernel padrão detectado pelo rEFInd. Para mantê-lo atualizado, basta digitar sudo dpkg-reconfigure ubuntustudio-lowlatency-settings na linha de comando após uma atualização do kernel."

Para ler a nota de lançamento clique aqui. Para baixar clique no link:https://ubuntustudio.org/download/

Kubuntu 22.04

Kubuntu é uma edição oficial da comunidade Ubuntu que apresenta o desktop KDE Plasma. A versão mais recente do projeto, 22.04, conta com três anos de suporte. Esta versão inclui alguns dos softwares LTS mais recentes do projeto KDE, incluindo o Plasma 5.24. 

"Nos bastidores, houve atualizações para muitos pacotes principais, incluindo um novo kernel baseado em 5.15, KDE Frameworks 5.92, Plasma 5.24 LTS e KDE Gear (anteriormente Applications) 21.12.3. O Kubuntu viu muitas atualizações para outros aplicativos, ambos em nossa instalação padrão e instalável a partir do arquivo Ubuntu. Elisa, KDE connect, Krita, Kdevelop, Digikam, Latte-dock e muitos outros aplicativos são atualizados. Aplicativos que são essenciais para o uso diário são incluídos e atualizados , como Firefox, VLC e Libreoffice. Para esta versão, fornecemos suporte por e-mail ao Thunderbird, no entanto, a suíte KDE PIM (incluindo kontact e kmail) ainda está disponível para instalação a partir do arquivo."

Para ler a nota de lançamento clique aqui. Para baixar clique no link:https://kubuntu.org/getkubuntu/

Comentários